Complexo Beira Rio (CBR)
O Complexo Beira Rio é formado por oito comunidades beneficiadas por uma série de iniciativas nos âmbitos urbano, social e ambiental em João Pessoa. Esse empreendimento inclui o financiamento de Conjuntos Habitacionais Integrais destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, bem como a melhoria do habitat em áreas de ocupação irregular, por meio do implementação do Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC). Além disso, o complexo envolve a execução de Projetos e Obras de Infraestrutura e a criação de um Parque Linear que contribuirá para a qualidade de vida dos residentes da região.
Outra faceta importante do Programa João Pessoa Sustentável que envolve o Complexo Beira Rio é a realização de Projetos e Obras voltados para a construção de Conjuntos Habitacionais, proporcionando moradias dignas e acessíveis para a população. Além disso, há o processo de Regularização Fundiária para as comunidades que compõem essa região.
Essas iniciativas refletem o compromisso de João Pessoa com a promoção da sustentabilidade urbana, social e ambiental do município.
Conjuntos Habitacionais
O Programa João Pessoa Sustentável prevê a construção de três conjuntos habitacionais na Avenida Beira Rio, próximos às comunidades para que nenhuma delas perca o vínculo com o território, mas possa morar em habitações dignas, seguras e sustentáveis. Como processo de revisão dos estudos e a pedido das comunidades, verificou-se a possibilidade de construção da Vila Santa Clara em dois terrenos cedidos pela Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP). Ao todo, serão 791 apartamentos de desenhos diferentes para atender às necessidades de cada família.
Os três Conjuntos Habitacionais localizados na Avenida Beira Rio contarão com 747 apartamentos de 1, 2, e 3 quartos, espaços para atividade econômica e equipamentos públicos e comunitários.
Biblioteca
- Notícias Relacionadas
- Vídeos
Urbanização das comunidades
Consiste em um pacote de intervenções que inclui serviços de urbanização como pavimentação, água encanada, drenagem, esgotamento sanitário, iluminação pública, acessibilidade e contenção de barreiras. Serão beneficiadas todas as comunidades do Complexo Beira Rio.
Biblioteca
- Mapas de riscos:
- Vídeos
Parque Linear
O Parque Linear terá a função de proteger as margens do rio Jaguaribe, no entorno das comunidades, e evitar novas ocupações irregulares. Será uma grande área verde de 2,5km de extensão capaz de dar vazão à água do rio e, com isso, evitar alagamentos.
Parque Linear 1
Parque Linear 2
Plano de Desenvolvimento Comunitário
O Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) é voltado para a redução dos riscos sociais gerados pelas intervenções de requalificação urbana e ambiental nas oito comunidades da Beira Rio. O PDC baseia-se em três eixos: implementação das atividades sociais, elaboração e implementação dos planos executivos de reassentamento e relocalização e, por último, a elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento Territorial (PDT).
Biblioteca
- Diversos
Plano de Desenvolvimento do Território
O Plano de Desenvolvimento Territorial (PDT) é um eixo do Plano de Desenvolvimento Comunitário. É baseado em três pilares: sustentabilidade ambiental, geração de trabalho e renda e inclusão de gênero. Tem por objetivo o desenvolvimento de mecanismos que reduzam a desigualdade urbana por meio de iniciativas que invistam no ordenamento territorial e na melhoria da qualidade de vida da população.
O PDT é parte de uma série de projetos que vai beneficiar quase 2 mil famílias no Complexo Beira Rio por meio de um amplo trabalho técnico e social aliado a obras de urbanização e à construção de novas unidades habitacionais destinadas às famílias que serão realocadas.