Parque socioambiental do Roger
O Parque Socioambiental vai ser implantado na área do antigo Lixão do Roger, localizado nas proximidades do centro urbano. O Lixão foi utilizado pelo município durante 40 anos para a deposição de resíduos sólidos oriundos da coleta de resíduos domiciliares e dos serviços de limpeza urbana e teve suas atividades encerradas no ano de 2003, após a construção do Aterro Sanitário Metropolitano de João Pessoa.
Devolver a área de 31 ha completamente revitalizada aos moradores do entorno e de toda a cidade é um dos objetivos da Prefeitura. Por meio do Programa João Pessoa Sustentável, estudos necessários às atividades de recuperação foram feitos, bem como o diálogo com os moradores e trabalhadores de reciclagem.
Primeira fase: valor contratado R$ 23.079.198,10 (vinte e três milhões, setenta e nove mil, cento e noventa e oito reais e dez centavos). Prazo: 210 dias.
A 1ª fase contemplará:
- Recuperação Ambiental com contenção periférica e drenagem perimetral de lixiviados;
- Drenagem Passiva de Biogás; Modelagem Geométrica do Maciço;
- Rede Viária interna do parque, ciclovia e calçada;
- Rede de drenagem de águas pluviais;
- Iluminação Pública.
As obras do Parque Socioambiental estão previstas para a segunda fase do Projeto e devem custar R$ 29.254.017,05 (vinte e nove milhões, duzentos e cinquenta e quatro mil, dezessete reais e cinco centavos). O prazo de execução é de 270 dias. O Parque que terá 21 hectares em virtude da necessidade de manter os espaços de mangue preservados e considerando estudos hidrológicos e de mudanças climáticas para a região. Será um espaço de proteção ambiental, de lazer, recreação e aprendizado.
Conhecendo os setores
Setor Administrativo – Portico de entrada, centro de informações aos visitantes, restaurante/lanchonete, espaço para exposição de artes de material reciclado, estacionamentos / banheiros públicos e da administração.
Setor de Produtividade e Profissionalização – Centro de Produtividade e Profissionalização Socioambiental, Espaço de Vendas e Exposição da Produção, Reservatório de água, Áreas de cultivo e viveiro de plantas e mudas, Estacionamentos – público e administrativo, de suporte ao Parque.
Setor de Jogos e Campeonatos – Quadras poliesportivas de basquete e vôlei, com arquibancadas; Quadras poliesportivas de futsal e handebol, com arquibancadas; Campo de futebol com arquibancada;
Centro Esportivo; Skatepark; Estacionamento do Setor de Esportes.
Setor de Lazer contemplativo e trilhas – Café das Trilhas; Praça de Lazer e Exercícios; Trilhas para caminhadas; Espaço para eventos; Decks contemplativos; Passarelas elevadas; Mirante; Estacionamento de apoio.
Setor de Parque infantil – Parque Infantil (playground e espaços livres); Café do Parque; edificação de apoio.
Setor de Artes e Cultura – Centro de Artes e Cultura Popular com Museu; Espaço de Exposição Cultural.
Quadra de Artes Cênicas; Galpão de armazenamento; Anfiteatro; Deck contemplativo; Estacionamento do Setor de Artes e Cultura.
Setor de Proteção Ambiental – Área de proteção ambiental no perímetro do Parque; Recuperação da vegetação de mangue; Zona de amortecimento entre o Parque e o Rio Sanhauá.
Biblioteca
- Diversos
- Estudos e licenças
- Apresentação Produtos 01 e 02
- Produto 1 – Diagnóstico situacional
- Produto 02 – Investigação de campo e avaliação da atual situação do lixão do Roger
- Produto 03 – Relatório Ambiental Simplificado
- Termos de Referência