Prefeitura investe em atualização da base cartográfica para impulsionar o progresso sustentável

Publicado em 07/08/2023 16h03

Prefeitura investe em atualização da base cartográfica para impulsionar o progresso sustentável

Promover avanços sociais, econômicos e ambientais significativos para uma cidade mais democrática e humana, de gestão mais eficiente. Esse é o foco do Programa João Pessoa Sustentável, que tem 92 ações estratégicas em execução para alcançar a redução das desigualdades socioeconômicas, a modernização do planejamento urbano, o aprimoramento dos serviços públicos e o excelência da administração municipal.

Um dos pilares do Programa é o Fortalecimento da Gestão, componente que prevê a execução de serviços como a Atualização e Complementação da Base Cartográfica Digital para uma visão integrada do município; o Cadastro Multifinalitário, que consiste no registro de informações sobre a estrutura urbana para um melhor planejamento da cidade; a Planta Genérica de Valores (PGV), voltada para a justiça tributária; e a Implementação de Sistemas de Informações Geográficas do Município, plataformas essenciais à gestão de projetos que envolvam ocupação e gerenciamento do espaço geográfico.

Base Cartográfica

A primeira etapa do projeto concentra-se na Atualização e Complementação da Base Cartográfica Digital, essencial para diversas atividades e decisões relacionadas ao planejamento urbano, gestão do território e prestação de serviços públicos. O trabalho está sendo feito pelo Consórcio João Pessoa Geo-Sustentável, formado pelas empresas TECGEO e AEROCARTA S.A. e contratado pela UEP, Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável. Estão sendo usadas tecnologias avançadas de aerofotogrametria, imagens RGB e IR que capturam cor e radiação infravermelha e fornecem uma representação precisa dos elementos da superfície, permitindo medições em escala. Essas informações são fundamentais para as fases subsequentes.

Com a base cartográfica atualizada é possível avaliar o impacto de novos projetos, identificar áreas de expansão urbana, planejar transporte e infraestrutura adequados e determinar os melhores vetores de crescimento para a cidade. Ainda: a gestão do território, o monitoramento do uso do solo, a identificação das áreas protegidas, a delimitação dos limites administrativos e o acompanhamento das mudanças na paisagem, o que permite uma melhor avaliação do impacto ambiental de atividades humanas e possibilita uma maior eficácia na preservação do meio ambiente, proteção de áreas sensíveis e promoção do desenvolvimento sustentável.

Os benefícios se estendem aos serviços públicos, como o mapeamento preciso de escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, equipamentos de lazer e outros serviços essenciais. A partir disso é possível planejar a distribuição estratégica desses serviços, otimizar rotas de transporte e identificar áreas carentes de infraestrutura. O resultado é a melhoria da qualidade de vida da população.

Outros benefícios

Com dados precisos sobre a localização de vias, pontos de referência, hidrantes, redes de água e energia, abrigos, entre outros, é possível agir com mais rapidez em situações de emergência e desastres naturais. Os planos de evacuação e rotas de emergência podem ser elaborados com base nas informações atualizadas, permitindo uma resposta mais eficiente do poder público.

Os dados da nova base cartográfica vêm servindo a diversas secretarias municipais, coordenações temáticas do Programa João Pessoa Sustentável que integram o componente de Desenvolvimento Urbano e Gestão da Cidade e instituições parceiras da Prefeitura, consolidando um esforço conjunto para transformar a cidade, equilibrando progresso econômico e bem-estar social com a preservação do meio ambiente.