Prefeitura de João Pessoa avança com o Parque Socioambiental do Roger: Licença Ambiental Concedida

Publicado em 16/02/2024 12h36

Prefeitura de João Pessoa avança com o Parque Socioambiental do Roger: Licença Ambiental Concedida

A Prefeitura de João Pessoa dá mais um passo rumo à concretização do Parque Socioambiental do Roger, um dos pilares do Programa João Pessoa Sustentável. Na segunda-feira (05/02), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) concedeu licença ambiental autorizando as obras de Recuperação Ambiental do Antigo Lixão do Roger – 1ª Etapa do Parque Socioambiental. A licença ambiental de instalação autoriza o início das obras de recuperação ambiental, com validade de 90 dias e podendo ser prorrogado, caso necessário, representando um marco importante no processo de revitalização da área.

Localizado nas proximidades do centro urbano, o antigo Lixão do Roger foi utilizado pelo município por 40 anos como local de deposição de resíduos sólidos, até o encerramento de suas atividades em 2003 com a inauguração do Aterro Sanitário Metropolitano de João Pessoa. Agora, a meta da Prefeitura é devolver à comunidade uma área de 31 hectares completamente revitalizada e transformada em um espaço socioambiental de qualidade.

A primeira fase do projeto, com um investimento estimado em R$ 23 milhões, concentra-se na recuperação ambiental da área. Isso inclui medidas como a contenção periférica e drenagem perimetral de lixiviados, drenagem passiva de biogás, modelagem geométrica do maciço, além da construção de infraestrutura como rede viária interna do parque, ciclovia, calçadas, rede de drenagem de águas pluviais e iluminação pública. Essa etapa está prevista para ser concluída até julho de 2024.

Já a segunda fase do projeto prevê a construção do Parque Socioambiental propriamente dito. Com um investimento superior a R$ 32 milhões, o parque ocupará 21 hectares e será um espaço de proteção ambiental, lazer, recreação e aprendizado. A escolha do local, em virtude da necessidade de preservação dos espaços de mangue e considerando estudos hidrológicos e de mudanças climáticas para a região, demonstra o compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos ecossistemas locais. A conclusão deve ocorrer em até novembro de 2024.

O Parque Socioambiental do Roger contará com diversos setores, incluindo áreas administrativas, de produtividade e profissionalização, de jogos e campeonatos, de lazer contemplativo e trilhas, parque infantil, de artes e cultura, e de proteção ambiental. Será um espaço multifacetado que atenderá às necessidades da comunidade e promoverá a conscientização ambiental.

Com a concessão da licença ambiental, o projeto avança para mais uma fase importante, consolidando o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. O Parque Socioambiental do Roger promete ser um marco na história da cidade, oferecendo um ambiente harmonioso que une preservação ambiental e convívio social.

  • Texto: Rejane Negreiros
    Fotografia: Arquivo/SECOM