João Pessoa Sustentável: antigo Lixão do Róger vai virar Parque Socioambiental; Edital de Licitação já tem data para publicação
Publicado em 16/06/2023 14h00

A Prefeitura de João Pessoa vai dar início ao projeto de Recuperação do antigo Lixão do Róger e implantação do Parque Socioambiental. O Edital da Licitação para contratação da empresa responsável pelas obras de infraestrutura será publicado segunda-feira (19). Todo o processo levará em conta os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, economicidade, competitividade e isonomia.
O antigo Lixão é um marco histórico que reflete os desafios da cidade na gestão de resíduos sólidos. Durante quase 45 anos, a área recebeu cerca de 1 tonelada de lixo por dia. O encerramento das atividades ocorreu em 2003, também na gestão do prefeito Cícero Lucena. Hoje, a necessidade de requalificação e de recuperação ambiental é essencial para remediar os danos causados, remover os resíduos remanescentes e descontaminar toda a área degradada. E a proposta de transformar a área de 31 hectares em um Parque Socioambiental é uma das prioridades da Prefeitura de João Pessoa, por meio do Programa João Pessoa Sustentável.
Com a implantação do Parque Socioambiental, João Pessoa terá espaço seguro, saudável e útil para a comunidade, com benefícios significativos para a qualidade de vida da população já que o contará com espaços verdes, áreas de lazer, recreação, atividades esportivas, cursos profissionalizantes e educacionais, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento pessoal.

O Parque – Apenas 30% dos 21 hectares vão ser ocupados com construções abertas, com menor impacto socioambiental possível. O Parque contará com sete setores pensados a partir dos Estudos e Análises realizados e levando em consideração a localização, a opinião da comunidade ouvida em Audiência Pública realizada em junho do ano passado, e as potencialidades da região.
Estudos – Foram feitos estudos do solo, da água e do ar, além de mais de 1.000 análises de laboratórios e avaliação de possíveis gases acumulados. O diagnóstico indicou níveis de poluição baixos. Ainda assim, será necessária a recuperação ambiental antes da implantação do Parque.
Transparência – O projeto básico preliminar de recuperação do antigo Lixão do Róger e de criação do Parque Socioambiental foi apresentado à Comunidade do Róger em novembro de 2022. Todos os moradores presentes receberam uma cartilha com informações sobre os estudos realizados e o que pode ser feito na área. O material foi distribuído nas imediações e está disponível neste link: Parque socioambiental (joaopessoa.pb.gov.br) .
-
Texto: Rejane Negreiros
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Antigo Lixão Cícero Lucena João Pessoa Sustentável Parque Sociambiental do Róger