João Pessoa Sustentável ultrapassa a marca das 100 unidades habitacionais entregues por meio da Compra Assistida
Publicado em 20/10/2025 15h57
A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio do Programa João Pessoa Sustentável, alcançou a marca das 102 casas entregues por meio da Compra Assistida, uma modalidade de reassentamento voltada para as famílias de áreas de risco no Complexo Beira Rio. Mais do que a realização de um sonho, essa é a certeza de moradia digna e segura para quem precisa e a consolidação do compromisso da gestão municipal com a promoção de direitos e da qualidade de vida para as famílias reassentadas.
Maria de Lourdes, antiga moradora da comunidade Tito Silva, não escondeu a emoção a entrar na casa que agora é dela, de papel passado: “foram anos de luta e espera, mas hoje é um sonho realizado. Eu perdi tudo com as chuvas e agora tenho meu apartamento, graças a Deus e a toda a equipe que me ajudou”, contou, segurando a chave do imóvel escolhido por ela no bairro Jardim Cidade Universitária, na região sul.
Thaynara Batista, filha de Lourdes, também celebrou a nova conquista e deu um conselho às famílias que estão cadastradas no Programa João Pessoa Sustentável: “o que a gente tem a dizer é que quem está na Compra Assistida ou no auxílio-aluguel não desista. Insista, porque no final vai dar certo, assim como deu pra gente. Foi um processo longo, mas no fim tudo deu certo, e a gente só tem a agradecer”.



No bairro Gramame, o beneficiado Rafael Silva de Santana também festejou a nova fase da vida, após deixar uma área de risco na Comunidade Santa Clara: “eu morava numa área perigosa, sempre com medo de deslizamentos. Hoje estou tranquilo, com minha chave na mão. É um trabalho muito bom, que traz segurança para a gente e para nossa família”, disse.



“Chegamos a mais de 100 famílias beneficiadas com a Compra Assistida. São pessoas que viviam em áreas de risco, em condições de vulnerabilidade, e que agora têm um lar com toda a infraestrutura necessária. Elas mesmas escolhem o imóvel, e a Prefeitura realiza a compra, garantindo não só um novo endereço, mas dignidade, segurança e um bem que poderá ser deixado como herança para seus filhos”, destacou Vitor Cavalcante, secretário executivo do Programa João Pessoa Sustentável.
O Secretário de Gestão Governamental de João Pessoa, Rougger Guerra, também ressaltou o impacto social da iniciativa: “é um trabalho que transforma vidas. Essas famílias construíram suas casas com muito esforço e precisaram sair por motivo de segurança. Nesses casos, o Programa garante primeiro o auxílio emergencial e, depois, realiza a compra assistida, para que a família escolha onde quer recomeçar. Isso é cidadania e respeito à dignidade humana”, afirmou.
As entregas fazem parte do conjunto de ações de reassentamento promovidas pelo Programa João Pessoa Sustentável, que atua nas oito comunidades do Complexo Beira Rio: Tito Silva, Santa Clara, São Rafael, Padre Hildon Bandeira, Miramar, Vila Tambauzinho, Brasília de Palha e Cafofo Liberdade. As famílias contempladas foram removidas de áreas classificadas como de alto risco pela Defesa Civil e, após um período recebendo auxílio emergencial habitacional no valor de R$ 500 reais, tiveram a oportunidade de escolher a casa nova dentro dos padrões definidos pelo Programa para que João Pessoa seja uma cidade cada vez mais justa, inclusiva e resiliente.
Fotos: Assessoria
-
Texto: Texto: Toheá Ranzeti / Edição: Rejane Negreiros
Fotografia: Toheá Ranzeti