João Pessoa recebe a 72ª edição do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social

Publicado em 19/09/2025 11h07

João Pessoa recebe a 72ª edição do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social

João Pessoa recebe a 72ª edição do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social Evento reúne mais de 1.500 inscritos de todo o Brasil e reforça protagonismo da capital paraibana na política habitacional com presença do Programa João Pessoa Sustentável

A 72ª edição do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social termina nesta sexta-feira (17). O evento, realizado  no Intermares Hall, em João Pessoa, é considerado o mais importante do setor no país e reúne 1.581 participantes de todo o Brasil, sendo 675 presenciais e 906 acompanhando remotamente toda a programação, por meio do canal da ABC Habitação no YouTube.

Durante três dias, gestores públicos, especialistas, técnicos e membros da sociedade civil organizada vêm discutindo temas como regularização fundiária, melhorias habitacionais, o Programa Minha Casa Minha Vida e inovações em políticas públicas de moradia em mesas temáticas, debates e exposições de boas práticas. O evento inclui ainda a entrega do Selo de Mérito 2025, que reconhece iniciativas de destaque na área.

De acordo com a organização, a região Nordeste concentra 57% dos inscritos no Fórum, o que demonstra o engajamento da região com o fortalecimento da política habitacional brasileira. E João Pessoa se destaca por sediar o evento: “eu acho que essa experiência, essa troca, é muito rica para o município, sobretudo nos colocando na equipe que toca o programa João Pessoa Sustentável numa fase que a gente está. Eu vou falar da minha área, que é o trabalho social. Hoje a gente está aqui com vários temas voltados para a questão da melhoria habitacional, das etapas pré-contratual e pós-ocupação dos grandes empreendimentos, tanto do Nordeste como do Sul e Sudeste. É uma troca que traz toda a expertise da habitação de interesse social no país. Acredito que João Pessoa vai dar um salto de qualidade com esse evento no que diz respeito à consolidação e fortalecimento da política habitacional local”, afirma Joelma Medeiros, coordenadora de Aspectos Sociais do Programa João Pessoa Sustentável, da Prefeitura de João Pessoa.

Joelma também destaca que a experiência da cidade pode servir de referência para outros estados: “João Pessoa tem feito a diferença no país. Nós temos um parque habitacional considerável de habitação de interesse social, com pós-ocupação exitoso e experiências diferenciadas na área de gestão condominial, como o Condomínio São José, vinculado ao Minha Casa Minha Vida. Acredito que a cidade vá também provocar em outros estados e capitais uma troca de experiência e compartilhar a riqueza do que foi aprendido ao longo dos anos com a política habitacional local”, diz Joelma Medeiros.

Programa João Pessoa Sustentável

O Programa João Pessoa Sustentável traz uma política de reassentamento das famílias em áreas de risco do Complexo Beira Rio, formado por oito comunidades que estão às margens do rio Jaguaribe ou sob encostas. Daí deriva, para Joelma Medeiros, a importância do Fórum, que fortalece o Programa João Pessoa Sustentável, atualmente em execução no município. “Para a gente, agrega demais. Estamos na construção de um parque habitacional que traz uma modelagem diferenciada para a cidade. Esse parque habitacional agrega equipamentos de políticas públicas, um modelo de gestão condominial inovador e um olhar para o pós-ocupação com o viés da segurança pública, que hoje é um grande desafio. Estamos de mãos dadas com vários agentes públicos para construir, no coração da cidade, no Complexo Beira-Rio, uma habitação de interesse social que venha causar impacto positivo, trazendo para famílias que hoje vivem em áreas de risco a oportunidade de ter uma moradia segura e um novo capítulo em suas histórias”, diz a coordenadora de Aspectos Sociais do Programa, que completa: “o Fórum consolida João Pessoa como polo de referência nas discussões sobre habitação de interesse social no Brasil”.