Defesa Civil finaliza capacitação em plataforma pioneira de gestão de riscos climáticos com tecnologia de ponta

Publicado em 12/08/2025 13h46

Defesa Civil finaliza capacitação em plataforma pioneira de gestão de riscos climáticos com tecnologia de ponta

Ferramenta promete revolucionar o monitoramento de desastres na capital paraibana

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, nesta segunda-feira (11), a etapa final de capacitação para implantação do ‘João Pessoa Alerta’, plataforma digital pioneira no Brasil voltada à gestão de riscos e desastres climáticos. O treinamento, que segue até quinta-feira (14) na Estação Cabo Branco, reúne técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Planejamento.

O ‘João Pessoa Alerta’ promete transformar a forma como a cidade se prepara e responde a situações de emergência. A plataforma combina mapas dinâmicos, painéis de alarme e análises em tempo real, oferecendo visão detalhada das áreas de risco e das ações preventivas em andamento. Construída sobre a tecnologia ESRI — líder mundial em mapeamento e análise espacial —, utiliza aplicações como ArcGIS Experience Builder, ArcGIS Survey123 e ArcGIS Dashboards, personalizadas para a realidade da capital paraibana.

Um dos diferenciais do sistema é a integração com a base de dados da prefeitura, especialmente com o setor de geoprocessamento da Secretaria de Planejamento, garantindo atualização automática das informações. De acordo com Caio Mário, coordenador do Programa João Pessoa Sustentável, a plataforma não será exclusiva para uso técnico: “à medida que a base de dados é atualizada, a ferramenta também se atualiza. E qualquer pessoa poderá acessá-la pelo celular ou pela internet”, enfatizou.

A partir do lançamento, todas as ações da Defesa Civil — como vistorias, termos de interdição e relatórios — serão registradas digitalmente, criando um histórico completo das operações. “O sistema dará olhos ao nosso trabalho e visibilidade ao contribuinte, marcando a gestão Cícero e Léo pelo cuidado com as pessoas e pela melhoria da interação com quem está em situação de risco”, afirmou o Coronel Kelson Chaves, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

“Trata-se de uma ferramenta estratégica, que fortalece as capacidades institucionais e comunitárias, com aspectos técnicos e operacionais que vão muito além da rotina da Defesa Civil”, concluiu Susan Silva, gerente de projetos da Codex, responsável pelo desenvolvimento do softwere.

Na sexta-feira (15), a formação para o ‘João Pessoa Alerta’ será estendida a demais secretarias e parceiros, ampliando o uso do sistema em diferentes áreas da gestão municipal.

Parte de um programa maior

O desenvolvimento do João Pessoa Alerta integra o Programa João Pessoa Sustentável, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que promove modernização do planejamento urbano, redução das desigualdades e melhoria da gestão pública. A contratação da Codex ocorreu em 2023, dentro das ações estruturantes do programa.