1º Encontro Multiprofissional das Equipes de Trabalho Social do Programa João Pessoa Sustentável promove parceria com a UNINASSAU
Publicado em 31/01/2025 15h32
![1º Encontro Multiprofissional das Equipes de Trabalho Social do Programa João Pessoa Sustentável promove parceria com a UNINASSAU](https://jpsustentavel.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_7950-1280x720.jpeg)
Visando promover o bem-estar e suporte emocional aos profissionais envolvidos no Programa João Pessoa Sustentável, a Coordenação de Aspectos Sociais, em parceria com a gerenciadora Aquila e sua equipe técnica social, lançou o ‘Programa Cuidar de Quem Cuida’. A iniciativa busca atender as necessidades dos colaboradores do Complexo Beira Rio, responsáveis pela execução do trabalho social do programa, oferecendo um espaço de escuta psicológica e técnicas de relaxamento.
O trabalho social no João Pessoa Sustentável exige dos profissionais habilidades de mediação de conflitos, persuasão e sensibilização, gerando altos níveis de estresse e pressão. Pensando nisso, foi estabelecida uma parceria estratégica com a UNINASSAU, que, por meio de sua Clínica Escola, disponibilizará atendimento psicológico e atividades para promover o equilíbrio emocional dos envolvidos.
O Secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares, destacou a importância dessa iniciativa e seu impacto no sucesso do programa. “Essa capacitação é essencial para garantir uma comunicação eficaz e transparente, permitindo que todos compreendam os benefícios e a relevância deste projeto, que é um divisor de águas para os bairros beneficiados. Lembrando que os profissionais capacitados aqui representam o prefeito Cícero, os secretários e toda a gestão, comunicando e esclarecendo à população sobre a evolução do trabalho.”
A capacitação aconteceu no dia 31 de janeiro, das 8h às 16h, no auditório da UNINASSAU. Durante o evento, os participantes participaram de dinâmicas e estratégias para minimizar os impactos emocionais do trabalho social, com o objetivo de melhorar o desempenho e a qualidade de vida dos profissionais.
O encontro também contou com uma série de palestras focadas no desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes. Foram abordados temas como a importância da saúde mental no trabalho social, técnicas de mediação de conflitos e estratégias para fortalecer o engajamento comunitário. Especialistas nas áreas social e psicológica compartilharam insights e orientações para aprimorar o trabalho das equipes.
![](https://jpsustentavel.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_7957-1024x768.jpeg)
![](https://jpsustentavel.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_7956-768x1024.jpeg)
![](https://jpsustentavel.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_7951-1024x747.jpeg)
![](https://jpsustentavel.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_7948-1024x768.jpeg)
A Secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia, ressaltou a relevância do apoio aos profissionais da linha de frente. “As equipes precisam entender a importância da integração, do trabalho em rede e da intersetorialidade para atingirmos nossos objetivos. O principal deles é garantir segurança habitacional para as pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo uma mudança social coletiva e possibilitando a emancipação dessas famílias. Ganha a sociedade, ganha a família que recebe a unidade habitacional e os serviços essenciais, e, acima de tudo, ganhamos enquanto cidadãos, ao contribuir para a melhoria da vida das pessoas.”
A Secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, enfatizou a contribuição do apoio psicológico para a eficácia do programa. “O treinamento e capacitação dos técnicos sociais que atuam diretamente no campo são fundamentais. Esses profissionais trabalham com as famílias, promovem geração de emprego e renda, e desenvolvem ações voltadas para idosos, pessoas com deficiência e a inserção social.”
O Coordenador Executivo do Programa João Pessoa Sustentável, Vitor Cavalcante, destacou a importância dessa capacitação para os profissionais que atuarão com as famílias em reassentamento. “Este é um momento essencial para preparar as equipes, especialmente na área de reassentamento. Com a entrega das unidades habitacionais programada para este ano, é vital que as equipes estejam prontas para lidar com as famílias durante esse processo.”
A Coordenadora de Aspectos Sociais do Programa João Pessoa Sustentável reafirmou o compromisso com o bem-estar da equipe e a importância da parceria com a UNINASSAU. “O objetivo é reunir a equipe que enfrentará o desafio de reassentar famílias com aqueles que já desempenham esse trabalho na cidade, discutindo desafios e aprendizados. Queremos aprender com a experiência de habitação na cidade e, enquanto poder público, unir forças para superar os desafios e oferecer às famílias uma nova história na habitação de João Pessoa.”
Por fim, o Coordenador da Clínica Escola UNINASSAU, Neemias Medeiros, destacou o papel essencial da instituição no apoio psicológico aos colaboradores. “Essa parceria é fundamental para garantir dignidade às pessoas. A UNINASSAU oferece suporte psicológico às famílias, entendendo que habitação vai além da construção de casas, mas da criação de lares. Mais do que cimento e tijolos, é a oportunidade de construir um patrimônio que beneficiará as futuras gerações. Em conjunto com a Prefeitura, a UNINASSAU oferece assistência essencial nesse momento decisivo para essas famílias.”
O 1º Encontro Multiprofissional das Equipes de Trabalho Social representou um marco importante para promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para os profissionais do João Pessoa Sustentável. Aparticipação representou o fortalecimento e o apoio aos trabalhadores que, todos os dias, dedicam-se à melhoria da qualidade de vida da população de João Pessoa.
-
Texto: Toheá Antunes
Fotografia: Arquivo/SECOM